janeiro 29, 2006

surreal and breathtaking


" did you go out and catch snowflakes on yr tongue?
did you make some photos?
was it surreal and breathtaking?

i'm so happy you saw snow... "
( a comment on Flipsplace )

E, para que possa nevar todos os dias em Lisboa: http://snowflakes.lookandfeel.com/

à manhã






O texto que o Teatro Meridional moldou para o palco do S. Luís foi escrito por José Luís Peixoto. Soa sempre a Alentejo: na música das palavras faladas, nos gestos lentos dos corpos, no vazio cheio de calor. Soa a tempo, a fim e ao recomeço possível antes do fim, guiado pela frase "a gente tem-se uns aos outros e mais nada...". Rimo-nos muito, com doçura (o que gratamente me surpreendeu em J.L.Peixoto). Há uma mulher que enlouqueceu e pede bocanços. Depois percebemos ou que estamos também todos loucos, ou que o calor que o corpo pede é natural como acontece com "as galinhas, os coelhos, os cães e os outros bichos todos". E que esse calor só acontece no aconchego de outro.
À MANHÃ - de 19 Janeiro a 5 Fevereiro, às 21h00 domingos às 17h30 texto original de José Luis Peixoto encenação Natália Luíza e Miguel Seabra Com Carla Galvão, Carla Maciel, Paula Diogo, Pedro Diogo e Romeu Costa

janeiro 28, 2006

viola tricolor


Enquanto o dr Juvenal, excelente médico de medicina tradicional chinesa, me receitava o tratamento para a garganta que ameaça inflamar, eu encantava-me com o que ele ia dizendo, concentrado e sem ligar nenhuma às minhas exclamações acerca da poesia das palavras:
- Alcaçuz, alteia, salva... e viola tricolor, 6 gramas para baixar o calor.
- Viola tricolor - nesta não me contive e repeti mais alto o que ele acabava de dizer.
Sem levantar os olhos do papel onde escrevia, sem dar mostras do contágio poético prestes a acontecer, disse:
- Viola tricolor... também se chama Amor Perfeito Bravo.
Se calhar sou apenas eu a desejar ver contaminações de poesia, mas não me importo, a verdade é que este sinónimo foi científicamente proferido.
Só lhe acrescentei mais uma pergunta:
- Como poderá alguma vez Amor Perfeito Bravo baixar o calor?

janeiro 27, 2006

"on the road"























É mesmo verdade.
Recebi esta imagem da Carla Pott, aqui, na biblioteca de Portalegre, de onde escrevo este post.
Gostei da coincidência do título que a Carla lhe deu sem me saber "on the road" e, mais ainda, gostei das linhas, do inusitado desenho de página e das cores, tudo a convergir para um misto ambiente de cheio e de vazio nesta ilustração. O movimento fora, num sol pleno por dentro da personagem.

Para espreitar mais trabalhos da Carla, minha querida companheira de ESCREVER PARA O BONECO, o blog NSEW e uma gaveta especial com o nome dela.

janeiro 24, 2006

palavras que não merecem o destino que têm


















Hoje lembrei-me daquilo que a Alice Vieira um dia me contou.
Ela e a filha costumavam fazer listas de palavras: palavras salgadas, palavras bicudas, palavras gordas... e palavras que não merecem o destino que têm, a sua categoria preferida. Falou-me da palavra guilhotina, bela, e por isso desgraçadamente, amarrada a um destino tão malvado.
De hoje guardei duas palavras que me encantaram e que uso muito pouco: fugidio ( melhor ainda porque a li associada à palavra beijo ) e, por isso me lembrei da Alice, a palavra malfadada. Soa-me tanto a aconchego que não me conformo com o destino a que serve.
il. de Laura Testasecca

andar a ler


Este saco é de papel. Foi feito na máquina de costura da Margarida a partir das provas que sobraram da impressão do seu livro. Foi plastificado manualmente por ela e, contrariamente ao que pensei quando o vi, asseguro agora que é resistente.
É uma excelente ideia para inspirar outros papéis e outros objectos.
As páginas que calharam no outro lado deste saco têm mais texto. Divirto-me muito quando saio com ele e vejo as pessoas a tentarem, disfarçadamente, ler a história e perceber as ilustrações.
Gostei muito desta prenda, uma entre as mil e uma artes da Margarida.

janeiro 22, 2006

sweet old stories


"- So I take it from your response Madam, that your answer is yes?
- Yes, yes, a thousand times yes!"


Jane austen's Pride and Prejudice
e papel de embrulhar biscoitos de uma mercearia antiga em Lisboa ( fotografado pelo meu tmv )

janeiro 21, 2006

"photographing fairies"






Para a Sarocas e o seu gosto científico encantado pelas
moléculas que viu no movimento deste colar.

( e eu, encantada pela magia da câmara escura e do fotograma )

janeiro 19, 2006

como ilustrar um bocejo (para uma editora especial)


Elena Odriozola e a subtileza deste bocejo-nuvem.
A OQO nasceu em Pontevedra. Em apenas alguns meses de existência, esta editora galega tem já cerca de 12 livros publicados. Se se percebe cuidado na selecção de textos - muitos são adaptações de contos tradicionais, mas há também histórias de autor -, a atenção dada à ilustração e ao cuidado gráfico são excepcionais. O site está aqui . Mais notícias ( boas... :) em breve.

janeiro 18, 2006

pele


Era verão neste papel quando guardei esta imagem no meu tmv.
Era verão também na minha pele.
Passaram-se alguns meses. Mudámos ambos sob este tempo.
Os cartazes que estão colados directamente nas paredes quase ao nível do solo param-me.
Acho que é por causa da escala: o tamanho quase igual ao meu, às vezes maior...
Ou porque são uma pele a envelhecer muito depressa: vê-se nas rugas, nos rasgões, nas bolhas de ar, uma organicidade de ser vivo que me aproxima. Isto vs assépticas perfeições digitais, distantes, protegidas por vidros, sem relevos nem geografia natural.
Facilmente se adivinham aqui os gestos de quem os colou... e há sempre mais do que um cartaz muito juntos. Fico algum tempo perceber o efeito de repetição, as identidades apesar da imagem impressa ser a mesma... Apetece tanto (e posso!) tocar. E logo me nascem inteiros, das palmas das mãos - não da ponta dos dedos - os movimentos sobre esta pele de papel, como quem lentamente alisa a roupa a uma cama para aconchegar.
São peças de museus perecíveis e efémeras, misturadas com ( e como ) a vida real.
Há algum tempo que não encontro nenhum que me arrebate tanto ao ponto de o conservar artificialmente num objecto digital. Toquei-lhe antes... tocou-me... tento guardar isso para além desta bela imagem.
O que será feito desta mulher de papel hoje, já Janeiro?

janeiro 17, 2006

Esta noite preciso de azul



A ilustração da Keri Smith para me refazer
de um dia inesperadamente "rollercoaster".

janeiro 16, 2006

eu, todos os dias


de Alejandro Gozblau.
( autor do anjo-menina, cartaz do Salão Lisboa 2005 )

janeiro 14, 2006

boas razões



A concepção e o design são da comissão distrital de luta contra a sida de Viana do Castelo. É um postal para mandar. Trouxe-o da Biblioteca de Viana. Gostei da simplicidade e do afecto.

Absolut Creativity




Vi hoje o "Absolut Dublin" na sala de trabalho da Mª João na Biblioteca de Mangualde. A legenda era outra. Não aludia a livros mas a imagem estava ali por isso.
Agora está aqui por essas duas razões: literatura e Irlanda ( a minha casa durante um ano ).
Descobri-a no site da Absolut Add que guarda todas as imagens para esta marca. Antes de serem anuncios, são "absolutamente" design. A identidade de uma marca através dos contornos do corpo do seu produto, na busca e no jogo da possibilidade infinita de representações. Por isso se impõe como uma excelente forma de publicidade.

"Absolut Collector" - Se conseguirem ler, são nomes e contactos de telefone e email. Segundo indicado, esta é a versão feminina, os nomes são de homens. Há também em versão masculina.

"ABSOLUT COLLECTOR is an ad that reminds me of the Absolut Responsibility ad. Someone has collected pieces of paper, receipts, post-it notes, etc., and attached them to the refrigerator with magnets; each piece contains a person's name with their phone number or e-mail address. A bunch of the paper scraps form an Absolut shape in the center of the photo. Printed, in Italian, under the logo: "Absolut Vodka E' La Scelta Migliore". ©2002 and photo by Paul Lepreux."

janeiro 12, 2006

Viagem

Foi a Diana que me mandou o bilhete. Para além das imagens reunidas de 100 fotojornalistas internacionais, o ambiente sonoro - real - é incrível: vemos mais.

"Day in the Life" is the largest photography event in history, recording the culture of countries from around the world for 20 years. Celebrated photojournalists from around the world disperse throughout various countries and regions and use their cameras to capture the characteristics of one day. To date this event has been held 13 times in places such as America, China, Russia and Japan and on each occasion all of the images were published as a photo book, selling more than 3.5 million copies worldwide.

One day in Africa as seen by 100 photographers

janeiro 10, 2006

Para encher a vida

Foi muito especial a conversa com uma senhora, ontem, quando nos apressávamos entre toalhas, toucas e fatos de banho para uma aula na piscina.
Estávamos as duas atrasadas uns minutos e o balneário já vazio de outras pessoas.

Ela já lá estava quando cheguei. A robustez redonda mas ágil do corpo e o sorriso sobressaíam.
Era uma mulher muito bonita, traços largos e marcados no rosto que adivinhavam força e muita sabedoria. Depois de duas ou três palavras, guardei de imediato a sua imagem na minha galeria de mulheres “Marguerite Yourcenar”.
O tempo alargou-se também. Foram apenas alguns minutos de conversa que em mim duraram muito pela força que sobressaía daquela mulher.

Faz 70 anos daqui a quatro meses. Quando já subíamos as escadas que levam à luz e à maravilhosa água daquela piscina, enquanto falava de literatura, interrompeu e de repente disse-me:
- Pelo meu marido fui viver para uma terra pequena onde não havia muita coisa...
Para encher a vida, enchi-me de filhos. Cinco em seis anos. O corpo alargou.
Anos mais tarde, porque já tinha saudades, tive mais um.
Sorri e mergulhámos ambas em extremidades opostas daquele rectângulo de 25 metros.
Durante toda a aula fui observando aquela mulher cheia de tanta coisa viva, evidente em todos os gestos, pensando para comigo o que direi eu da minha vida quando tiver 70 anos. Quero esta leveza cheia.
Il. de Carl Cneut

janeiro 09, 2006

janeiro 08, 2006

esta tarde de já ontem


Eu, dentro da belíssima foto do Paulo Nazolino, hoje, em Serralves. Irresistível, veio para casa em poster assinado.


Folha de árvore prestes a tornar-se borboleta ( em Serralves, também ).

fotos dorab

janeiro 05, 2006

um corpo de palavras

de Eugénio.
Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a
porta.
Era um sorriso com
muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa,
ficar
nu dentro daquele
sorriso.
Correr, navegar, morrer
naquele sorriso.
Sentem-se no corte do verso e na pontuação as mãos que moldam o poema como uma escultura ( ou, melhor, como um corpo de verdade ).
Para além de tudo mais, importância da forma para um máximo de sentido.

janeiro 04, 2006

flying images

Este minúsculo desenho parece ter sido feito a esferográfica por uma criança muito pequena. Provavelmente, quem o fez é já adulto. Trata-se da primeira de 12 frames de um flipbook moderno feito em computador. E é muito divertido e fácil de fazer. Apesar desta amostra de aparência rudimentar, vale mesmo a pena experimentar aqui. Para além disso, o site armazena milhares deste "filminhos" e permite o download do programa para que possa ser usado offline.

Mas para quem como eu tem a nostalgia daquela páginas que entre os dedos e o vento do movimento faziam nascer vida, outro site, cheio de informações e de história (s).

janeiro 03, 2006

"Because a fire was in my head"















Este maravilhoso verso do Yeats lembra-me sempre a frase da Tess Gallagher . Fez-me tanto sentido que a transcrevi para a minha agenda no dia 21 de Março passado para celebrar a poesia, o equinócio e a primavera. Descobri-a hoje, enquanto penosamente me despedia dela ( da agenda ). Tão cheia dos meus gestos e de mim, guardo-a como mais que um livro. Todos os anos sinto o mesmo: inauguro outra para também (re)inaugurar a minha vida. É igualzinha - sou fiel à forma e ao amarelado das páginas. E é nestes livrinhos que me vejo em tranformação, me imprimo e me invento. E depois, mostram-me sempre dias novos.
"The best poems confirm something we secretly felt but never said"
( ou, that we were never been able to say )

Plim!











O é um aquitecto, que também é publicitário, que também é designer, que também é informático, que também é um cozinheiro de segredos preparados :), que também é um mágico, que também...PLIM!

Obrigada por tudo e por teres sabido ler à distância e assim, tão disponivelmente, as matrizes de La double vie de Veronique.

janeiro 02, 2006

Voos de trás
















É o meu primeiro pássaro. Foi dele que recebi as asas. Eterno.

Depois foi a linguagem secreta... ( porque só os pássaros sabem profundamente ler os outros pássaros ): albatroz, eterno no voo, no branco, na busca... eterno em mim, também.

"O teu pássaro nunca seria um pássaro banal, o clássico pássaro símbolo de liberdade nem seria um super-pássaro que fizesse explodir a sua gaiola com a potência contundente dos efeitos especiais, não senhor... Nem seria um pássaro triste e desanimado, agonizando na sua enjaulada solidão... Seria antes um pássaro mágico, tão leve de tão menino, que nunca sequer teria existido gaiola capaz de o reter porque à mínima teria simplesmente imaginado outra coisa em lugar da gaiola e se alguma vez lhe tivesse ocorrido enjaular-se, seria não mais que para brincar, por breves e inefáveis momentos, aos meninos tristes, para sentir um pouco mais o seu coração generoso..."

( obrigada )

janeiro 01, 2006

2006 ! ! ! Acredito nos pássaros








il Sara Fanelli ( uma das minhas preferidas)

Mandaram-me estes versos do O'Neill para inaugurar 2006. Gostei muito. De novo, a insustentável leveza


De um momento para o outro pode entrar
Um pássaro que levante o céu


A insustentável leveza do ser








Clandestinidade
pela
inerente
absoluta Cumplicidade...